{"id":364,"date":"2022-01-11T17:32:21","date_gmt":"2022-01-11T17:32:21","guid":{"rendered":"http:\/\/maisperformance.net.br\/?p=364"},"modified":"2022-01-11T17:34:55","modified_gmt":"2022-01-11T17:34:55","slug":"seu-treinamento-e-cringe","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/maisperformance.net.br\/seu-treinamento-e-cringe\/","title":{"rendered":"Seu treinamento \u00e9 cringe?"},"content":{"rendered":"\n
H\u00e1 alguns dias fui apresentada a uma nova palavra: CRINGE, um termo usado pela Gera\u00e7\u00e3o Z (GenZ), para descrever tudo o que os Millennials fazem que gera VERGONHA ALHEIA.<\/p>\n\n\n\n
A lista inclui h\u00e1bitos como: usar emojis, falar de boletos, falar de Friends, usar cal\u00e7a skinny, usar Facebook, tomar caf\u00e9 da manh\u00e3… (a lista parece n\u00e3o ter fim).<\/p>\n\n\n\n
O t\u00f3pico tomou as redes sociais e n\u00e3o demorou muito para aparecerem “testes” para avaliar seu n\u00edvel de vergonha alheia, como esse aqui do UOL Voc\u00ea \u00e9 Cringe?<\/a><\/p>\n\n\n\n T\u00e1 passada?<\/strong><\/p>\n\n\n\n Confesso que eu fiquei. Afinal, como algu\u00e9m pode achar caf\u00e9 da manh\u00e3 supervalorizado? E falar de boletos ent\u00e3o… se essa gera\u00e7\u00e3o acha “cringe” falar de boletos, imagine quando eles come\u00e7arem a pag\u00e1-los hahahaha <\/strong>(acabei de entregar que sou cringe, porque GenZ n\u00e3o ri com “rs”, nem “haha”).<\/p>\n\n\n\n Ap\u00f3s me recuperar do baque de me sentir velha, parei de tentar lutar contra o conflito de gera\u00e7\u00f5es e decidir enumerar as VERGONHAS ALHEIAS DO TREINAMENTO.<\/p>\n\n\n\n Isso mesmo, n\u00e3o importa se voc\u00ea \u00e9 GenX, GenY, GenZ ou at\u00e9 da Alpha, existem algumas pr\u00e1ticas que n\u00e3o combinam com nenhuma experi\u00eancia de aprendizagem.<\/p>\n\n\n\n Ent\u00e3o pegue seu post-it – em papel ou virtual – e anote a\u00ed:<\/p>\n\n\n\n Santa Dua Lipa, n\u00e3o tem quem se engaje vendo aqueles slides carregados de texto e descarregados de vida.<\/p>\n\n\n\n Se voc\u00ea criou uma apresenta\u00e7\u00e3o que n\u00e3o precisa de um apresentador \/ facilitador, voc\u00ea n\u00e3o criou uma apresenta\u00e7\u00e3o, mas sim um DOCUMENTO.<\/p>\n\n\n\n “Hum, debochada ela n\u00e9<\/em>?”<\/p>\n\n\n\n Deboche nada, \u00e9 t\u00e9cnica! Se liga na regra do 6 x 6<\/strong>: um bom slide, tem at\u00e9 seis t\u00f3picos \/ frases de at\u00e9 seis palavras.<\/p>\n\n\n\n E nada de sair colocando bonequinhos brancos e sem gra\u00e7a na apresenta\u00e7\u00e3o, se joga no Canva<\/a> e no SlidesGo<\/a> para pegar algumas apresenta\u00e7\u00f5es profissionais pr\u00e9-formatadas.<\/p>\n\n\n\n O ano \u00e9 2021, o WhatsApp liberou a op\u00e7\u00e3o “acelerar o \u00e1udio” e voc\u00ea acha mesmo que a galera vai te ouvir por 2 horas seguidas? #SQN<\/p>\n\n\n\n Aprender \u00e9 colocar conhecimento para fora e n\u00e3o pra dentro. \u00c9 fazer, sentir e envolver-se. \u00c9 descobrir e redescobrir. \u00c9 troca e n\u00e3o transmiss\u00e3o!<\/p>\n\n\n\n Por isso jogue fora aquele “professor prim\u00e1rio” que existe em voc\u00ea e abrace a facilita\u00e7\u00e3o, o acolhimento, a provoca\u00e7\u00e3o. Se prepare para falar no m\u00e1ximo 30% do tempo e inclua METODOLOGIAS ATIVAS na estrat\u00e9gia do seu treinamento.<\/p>\n\n\n\n Alguns caminhos alternativos s\u00e3o utilizar Estruturas Libertadoras<\/a> e ferramentas de intera\u00e7\u00e3o como o Mural<\/a>, Kahoot<\/a> e Edupulses<\/a>.<\/p>\n\n\n\n Calma que eu explico. As din\u00e2micas de integra\u00e7\u00e3o s\u00e3o essenciais para quebrar gelo e conectar o grupo, por\u00e9m quando elas veem naquele formato onde cada um deve fazer uma “breve” apresenta\u00e7\u00e3o viram um t\u00e9dio.<\/p>\n\n\n\n<\/figure>\n\n\n\n
Apresenta\u00e7\u00f5es Cheias de Texto<\/strong><\/h2>\n\n\n\n
Exposi\u00e7\u00e3o Dialogada (ou como eu prefiro chamar: “fala que eu N\u00c3O te escuto”)<\/strong><\/h2>\n\n\n\n
Din\u00e2micas de Apresenta\u00e7\u00e3o Pessoal<\/strong><\/h2>\n\n\n\n