entrevistas<\/a>, simula\u00e7\u00f5es e de din\u00e2micas de grupo, tendo como base a tecnologia.<\/p>\n\n\n\n6. Sele\u00e7\u00e3o \u00e0s cegas<\/h3>\n\n\n\n Na sele\u00e7\u00e3o \u00e0s cegas, o candidato \u00e9 avaliado por atividades e desafios, sem que o recrutador veja seu curr\u00edculo ou apar\u00eancia f\u00edsica; este aspecto s\u00f3 ser\u00e1 visto no final do processo.<\/p>\n\n\n\n
7. Sele\u00e7\u00e3o por pares<\/h3>\n\n\n\n Aqui, o RH cede espa\u00e7o para os futuros colegas, que t\u00eam a liberdade de avaliar o candidato por meio de entrevistas e de um bate papo com muita transpar\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n
Mas, lembre-se: ao selecionar uma plataforma ou mesmo usar a tecnologia em um sistema pr\u00f3prio, \u00e9 crucial pensar na experi\u00eancia do candidato. <\/p>\n\n\n\n
Afinal, n\u00e3o se trata apenas de recrutar e selecionar, mas, sim, de garantir que esse relacionamento integre a jornada do colaborador, sendo memor\u00e1vel e sem atrito, para que o profissional permane\u00e7a na empresa e traga bons resultados.<\/p>\n\n\n\n <\/figure>\n\n\n\nPrincipais mudan\u00e7as na estrat\u00e9gia de recrutamento<\/h2>\n\n\n\n As mudan\u00e7as na \u00e1rea de R&S v\u00e3o al\u00e9m da ado\u00e7\u00e3o de novas tecnologias e passam por uma mudan\u00e7a de mentalidade, como explica Ana Caroline.<\/p>\n\n\n\n
\u201cDe nada adianta contar como uma super plataforma, capaz de prever ader\u00eancia de perfil, por exemplo, se a \u00e1rea n\u00e3o for capaz de atrair os melhores candidatos e evitar que os bons sejam eliminados por filtros, muitas vezes, descabidos\u201d<\/em>, diz.<\/p>\n\n\n\nSegundo ela, essa mudan\u00e7a de mentalidade est\u00e1 associada diretamente \u00e0 necessidade das empresas de inovarem, o que passa, naturalmente, por criar um ambiente com diversidade de ideias e perfis.<\/p>\n\n\n\n
A professora exemplifica com a forma\u00e7\u00e3o acad\u00eamica e o n\u00edvel do ingl\u00eas.<\/p>\n\n\n\n
\u201cAntigamente, o nome da Universidade e o n\u00edvel de profici\u00eancia tinham um peso enorme na decis\u00e3o.O problema \u00e9 que tem muita gente boa no mercado que n\u00e3o teve a oportunidade de fazer uma \u201cfaculdade de ponta\u201d, mas que possui habilidades incr\u00edveis, que far\u00e3o mais diferen\u00e7a no desempenho e produtividade\u201d,<\/em> explica.<\/p>\n\n\n\nO mesmo ocorre com o ingl\u00eas. Segundo Ana Caroline, muitos cargos trazem essa exig\u00eancia, mesmo que o colaborador n\u00e3o v\u00e1 utilizar a l\u00edngua no dia a dia.<\/p>\n\n\n\n
\u201c\u00c9 a\u00ed que o paradigma deve ser quebrado. Se n\u00e3o for imprescind\u00edvel, n\u00e3o deve entrar no filtro. E mesmo que seja necess\u00e1rio, porque n\u00e3o retirar o filtro e, ao encontrar um bom candidato, facilitar seu acesso \u00e0 forma\u00e7\u00e3o?\u201d<\/em>, questiona.<\/p>\n\n\n\nNesse ponto, um grande desafio para R&S \u00e9 dar espa\u00e7o para diversidade e inclus\u00e3o, ou seja, muito mais do que preencher cotas, \u00e9 realmente trazer para a empresa esse t\u00f3pico como estrat\u00e9gia de neg\u00f3cio.<\/p>\n\n\n\n
\u201cUm ambiente diverso e inclusivo, tende a ser mais inovador e flex\u00edvel, al\u00e9m de beneficiar a pluralidade de ideias\u201d,<\/em> diz.<\/strong><\/p><\/blockquote>\n\n\n\nDe acordo com Ana Carolina, al\u00e9m da revis\u00e3o de filtros, \u00e9 preciso trabalhar os vieses de quem recruta, em especial, sabendo que as pessoas tomam decis\u00f5es baseadas em suas experi\u00eancias anteriores.<\/p>\n\n\n\n
\u201cAs empresas t\u00eam investido em capacita\u00e7\u00e3o para recrutadores e l\u00edderes, principalmente para que eles reconhe\u00e7am seus vieses inconscientes\u201d<\/em>, explica.<\/p>\n\n\n\nDuas estrat\u00e9gias se destacam nesse processo: a sele\u00e7\u00e3o \u00e0s cegas e a sele\u00e7\u00e3o por pares.<\/strong><\/p>\n\n\n\nComo estruturar a \u00e1rea de recrutamento e sele\u00e7\u00e3o<\/h2>\n\n\n\n As mudan\u00e7as dos \u00faltimos anos impactam, tamb\u00e9m, a estrutura da \u00e1rea e o perfil do recrutador. <\/p>\n\n\n\n
Segundo Ana Caroline, se antes o interessante era ter forma\u00e7\u00e3o em psicologia e dom\u00ednio de testes e avalia\u00e7\u00f5es comportamentais, hoje, o profissional de R&S tem que ser muito mais flex\u00edvel e completo, com pensamento anal\u00edtico, profundo conhecimento do neg\u00f3cio e, principalmente, muita humanidade.<\/p>\n\n\n\n
\u201cA \u00e1rea deixa de ser apenas \u2018um filtro\u2019 e passa a ser uma parceira do neg\u00f3cio. E o ato de selecionar deixa de ser burocr\u00e1tico para se tornar parte essencial da jornada desse novo colaborador\u201d<\/em><\/strong>, explica.<\/em><\/p><\/blockquote>\n\n\n\nPara isso, \u00e9 fundamental investir em novas tecnologias e capacitar o time de recrutamento e sele\u00e7\u00e3o, al\u00e9m de aproxim\u00e1-lo das decis\u00f5es da empresa.<\/p>\n\n\n\n
Isso porque, essa equipe ser\u00e1 respons\u00e1vel por posicionar a marca como empregadora e proporcionar uma experi\u00eancia diferenciada aos futuros colaboradores, sendo parte essencial na transforma\u00e7\u00e3o de um candidato a um f\u00e3 da marca. \u201cA estrutura de uma \u00e1rea de R&S moderna deve considerar aspectos como transpar\u00eancia, assertividade, equidade, diversidade e credibilidade\u201d, completa Elisabete Camilo Rigolon Lan\u00e7a, professora dos cursos de gest\u00e3o da Universidade S\u00e3o Judas Tadeu.<\/p>\n\n\n\n
Nesse sentido, ela ressalta o uso de intelig\u00eancia artificial para reduzir o risco de subjetividade e apoiar a tomada de decis\u00f5es de forma assertiva. <\/p>\n\n\n\n <\/figure>\n\n\n\nA melhor maneira de garantir uma boa experi\u00eancia ao candidato<\/h2>\n\n\n\n J\u00e1 \u00e9 uma tend\u00eancia pensar na jornada do candidato como se pensa na do cliente. Trata-se do chamado social hiring<\/em>, ou marketing de recrutamento, modalidade utilizada pelas empresas para trazer mais agilidade e assertividade na sele\u00e7\u00e3o de pessoas.<\/p>\n\n\n\nDe maneira pr\u00e1tica, assim como o marketing, o RH precisa assumir um posicionamento ativo e utilizar boas estrat\u00e9gias para criar uma marca empregadora atrativa para receber os melhores talentos.<\/p>\n\n\n\n
\u201cO colaborador \u00e9 visto com a mesma import\u00e2ncia de um cliente e passa a ser alvo das mesmas t\u00e9cnicas de abordagem, como inbound e outbound\u201d,<\/em> explica Elisabete. Al\u00e9m disso, a professora destaca a utiliza\u00e7\u00e3o de tecnologias que facilitem o cadastramento para as vagas, com a descri\u00e7\u00e3o clara do que se espera em termos de compet\u00eancias e habilidades.<\/p>\n\n\n\nAliado a isso, \u00e9 essencial contar com uma plataforma de recrutamento e sele\u00e7\u00e3o amig\u00e1vel para o acolhimento do candidato.<\/p>\n\n\n\n
\n\n\n\nNos \u00faltimos anos a \u00e1rea de RH precisou atualizar-se para n\u00e3o somenta atrair os melhores talentos de forma inteligente, mas tamb\u00e9m para cuidar de toda a jornada do colaborador.<\/p>\n\n\n\n
Por isso, \u00e9 muito importante trazer para a din\u00e2mica do seu time novas t\u00e9cnicas que v\u00e3o suportar o sucesso da sua \u00e1rea.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"
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