logo-performance-roxo

Mapeamento de Competências.

Os seus colaboradores sabem quais são os comportamentos esperados por eles? E os líderes, sabem como avaliar esses comportamentos? Ter um Mapa de Competências, pode ser um excelente caminho para organizar a gestão de talentos da sua empresa!

Competências são um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que podem ser desenvolvidas pelos colaboradores e ter clareza de quais são as competências essenciais para o seu negócio, ajuda na tomada de decisão, direciona os programas de desenvolvimento e estabelece parâmetros para avaliação de desempenho, colaborando para o crescimento organizacional.

Na Mais Performance, mapeamos desde competências organizacionais (àquelas que são relacionadas ao negócio e direcionam toda a Cia), até competências funcionais (àquelas que estão relacionadas a um cargo ou função, e direcionam uma área ou perfil de colaborador).

Em ambos os casos, a metodologia utilizada é composta por três fases:
Etapa I – Imersão
Etapa I – Imersão
Etapa II – Cocriação
Etapa II – Cocriação
Etapa III – Implantação
Etapa III – Implantação
Etapa I – Imersão

Imersão

Para mapear competências é fundamental mergulhar na realidade do negócio a fim de identificar os comportamentos críticos, tanto para a entrega de resultados, quanto para o alcance de objetivos de longo prazo.

Nesta etapa são utilizados diferentes instrumentos, como entrevistas, pesquisas quantitativas e qualitativas, baralho de competências, atividades lúdicas, etc.

Etapa II – Cocriação

Cocriação

Através de sessões de Design Thinking, todas as competências identificadas, são filtradas, priorizadas e descritas de forma colaborativa, garantindo assim total aderência as necessidades do negócio e dos usuários.

O resultado é uma linguagem leve, de fácil entendimento e que traduz com exatidão o DNA organizacional.

Etapa III – Implantação

Implantação

Toda construção precisa ser comunicada e neste caso, a Mais Performance customiza a solução de acordo com a necessidade de cada empresa.

Podemos conduzir Workshops de capacitação de líderes, caso o contexto seja de Mapeamento de Competências Organizacionais, ou mesmo construir books informativos, caso a realidade seja de um mapa de competências funcionais.